AULA_05

  AULA 5 | DIA 16 DE MARÇO 2023

Sumário:

      •  Planta de projeto - abordagem ao terreno 
      •  Maquete virtual 
      •  Modelação do terreno 



Maquete tridimensional 

 
Vamos modelar o terreno tal e qual como esta


O que é fundamental aqui:
As vias 


Os passeios

A planta tras muitas layers, e para identificar 

Novas layers:


 
00_area_terreno


00_edificios_envolventes 
00_estradas 


00_estacionamento 
00_arvores 


00_terreno 
00_espaço_verde


00_mobiliario_urbano
00_asfalto


00__auxiliar
 


 
ISOLATE LAYER (canto direito superior) 














Isolar as layers que preciso (estao em cima em 3d) o
u usar o comando:


LAYISO
 
Selecionei as layers de cima (e as de baixo desapareceram)


        
    


00_pontos_auxiliares

 


MA (match properties)
 


SURFTAB 1 - 48 ponto 
SURFTAB 2 - 48 


 
RULESURF 

RULESUFT- divide as curvas em 48 pontos (por causa da definição que colocamos na surftab1 e 2)
 


MEASURE (nos ponto auxiliares - layer)
 


 
MEASURE em todas as linhas separadas 


MEASURE
Enter 


Seleciono a linha 
1 (porque quero 1m)


Enter 
 


DDPTYPE- selcionar a cruz 
REGEN (caso as cruzinhas estejam muito grandes)


 
 


Descarregar o doc do html da prof - “pontos”
Colocar na pasta da aula de hoje


 
Comando:


APPLOAD
Ir ao documento


 
Isolar apenas os pontos auxiliares - (ISOLATE no canto superior direito, selecionar os pontos auxiliares, enter) 


 
Dtm (para nao macs)


Selecionar os pontos todos 
 


Para macs:
3F


Enter 
Fazer ponto por ponto 



Temos vários planos 
Plano das estradas


Dos passeios 
Dos edificios 


 
Isolar os passeios - (3402)


 
Passar tudo para amarelo:


 









LAYISO


FILLET


R (radius - para ficar circular)


 
Layer auxiliar 


Criar plines da estrada kinda no mesmo lugar que as cotas que passam pela estrada 
 


Colocar as elevation dessas plines (lado direito - properties - elevation) das cotas ja existentes 
 


SURFTAB 1 - 6


SURFTAB 2 - 6

 

 

 
ISOLATE essas plines 


 
RULESURF (em cada pline das auxiliares de 2 em 2)





Depois send to back - apenas os rulesurf (nao as plines da rua) 


 
E voltar a fazer o RULESURF 
nas restantes:




 


Dps apago a parte de dentro das PLINES
E crio o LOFT para cada linha 


Enter x2


SHADE 
 



Shades of gray - visual styles 
 


 
Line em cada pline existente 


De 0.1 m (para fazermos o passeio depois)
 


Nos cantos redondos 

REGION - seleciono a linha 



Enter 
 
SHADE

3D FACE - para fazer a superfície 














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