AULA_04
AULA 4 | DIA 09 DE MARÇO 2023
Sumário:
- Construção de objeto partindo dos cortes transversais (arcos).
- Criação de um edifício partindo da secção da fachada um sólido ao longo de uma curva.
LOFT- cria um sólido ou superfície 3d ao especificar uma série de cortes transversais, esses cortes transversais definem a forma do sólido ou superfície resultante. 
Criação de um ponto
point 700,50 
point 350,50
rectângulo (no ponto 350,50)
@10.20
(depois arrasto o rectângulo no centro do ponto) 
UCS - world 
explode o rect 
offset do rect 
0,5
FILLED - arredonda ou faz concordância das arestas de dois objetos 2d ou das faces adjacentes de um sólido 3d. 
Um arredondamento ou uma concordância é:
- um arco que é criado tangente entre dois objetos 2d 
- uma transição de curva entre duas superfícies ou faces adjacentes em um sólido 3
- RADIUS 0 (das linhas de dentro)
enter
BOUNDARY (limites) = bpoly (short for boundary)
enter 
BOUNDARY 
select o interior do interior do rectângulo
enter 
last 
enter 
25 (quando aparecer o "displacement")
enter 
25 outra vez 
enter 
MIRROR 4x (até formar uma "cruz")
COPY e dps 
MOVE 25 
STRETCH
(estica o objeto, na parte onde cortei - por ex. Só a tampa da caneta, ent é só a tampa que estica, o resto fica igual)
selecionamos o objeto e o limite será onde eu quero esticar:
só estica a parte do limite da seleção do STRETCH
criamos uma ellipse a partir do comando de  cima esquerdo (rodeado de amarelo)
identificar o centro 
limite esquerdo da elipse (ponto de dentro do rectângulo) 
e limite de baixo 
MOVE 25
MEASURE
select object 
0,5
criar linha auxiliar para unir o arco 
apagar a linha de dentro do arco 
e criar PLINE (polilinha) 
começar num ponto da linha auxiliar e continuar até à outra ponta 
OFFSET dessa pline
0.5 para fora
FILLED
(tem 168 vertices - ver nas properties) 
BOUNDARY para criar apenas uma pline 
dps UCS
3p
colocar o x y z
ROTATE para o eixo y 
ROTATE todos 
ROTATE uma linha primeiro 
dps colocar o ucs 3p novamente, diferente 
e ROTATE os restantes 
(rodar primeiro o amarelo, porque esses estão no mesmo eixo, e vão estar na mesma direção
e dps o vermelho)
- comando LOFT enquanto o ucs está em world
Criar LOFT e fazer um a um 
3D ORBIT - comando para rodar o desenho e vê-lo como quiser
(LOFT nisto tudo)
novo ponto nas coordenadas 700,50
criar uma onda à toa - apenas para testar 
PEDIT -  serve para editar a plines e também para transformar linhas  e arcos em plines
dps de selecionar o pedit e a linha que quero transformar irá aparecer:
close - irá fechar as plines que estão selecionadas
open - irá abrir as plines selecionadas 
JOIN- irá juntar as PLINES selecionadas, que comecem ou terminem na mesma coordenada (de seguida irá aparecer: "enter fuzz distance", que é a distância de tolerância.
Ou aparecerá: "JOINTYPE", que terá 3 opções:
"extend" - que é a opção padrão, irá extender ou cortar as linhas nos objetos para juntar respeitando a distância inserida (fuzz distance), 
"add" - que adiciona segmentos às plines, juntando umas às outras, que estiverem mais perto, conforme a tolerância inserida, 
"both" - que combina os dois modos anteriores, adicionando segmentos às plines e também estendendo e aparando, conforme a tolerância.)
WIDTH- solicita uma largura às plines selecionadas, após clicar enter  
SPLINE - transforma todas as plines em curvas 
DECURVE- retira as curvas às plines selecionadas, transformando os segmentos curvos em retas
ILYPE GEN - altera a forma como as tipolinhas são aplicadas às plines 
REVERSE - reverte o sentido da pline 
UNDO - desfaz a última modificação
editei a linha e mudei-a para linha curva,
selecionei o  SPLINE para tornar a linha curva, toda bonitinha
select PLINE que quero editar 
SPLINE  enter 
criar linha de 10 cm 
com profundidade de 1 
Azul - 10m 
amarelo - 1m 
vermelho - 1m 
verde - 0.5m
dps para baixo a partir do verde - 1m 
e repete-se até ao final da linha 
UCS 3P
x para esquerda 
y para cima 
SCALE para 3 (ou seja, 30m)
SWEEP - cria um sólido ou superfície ao varrer uma curva plana ou não plana, aberta ou fechada (perfil), ao longo de um caminho aberto ou fechado. Curvas abertas criam superfícies e curvas fechadas criam sólidos ou superfícies, dependendo do modo especificado.
Primeiro onde eu quero 
"sweepar" enter 
e depois no que eu quero enter 
 mostra os elementos todos construídos)
view - visual styles - (shades od gray) 







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