AULA_04
AULA 4 | DIA 09 DE MARÇO 2023
Sumário:
- Construção de objeto partindo dos cortes transversais (arcos).
- Criação de um edifício partindo da secção da fachada um sólido ao longo de uma curva.
LOFT- cria um sólido ou superfície 3d ao especificar uma série de cortes transversais, esses cortes transversais definem a forma do sólido ou superfície resultante.
Criação de um ponto
point 700,50
point 350,50
rectângulo (no ponto 350,50)
@10.20
(depois arrasto o rectângulo no centro do ponto)
UCS - world
explode o rect
offset do rect
0,5
FILLED - arredonda ou faz concordância das arestas de dois objetos 2d ou das faces adjacentes de um sólido 3d.
Um arredondamento ou uma concordância é:
- um arco que é criado tangente entre dois objetos 2d
- uma transição de curva entre duas superfícies ou faces adjacentes em um sólido 3
- RADIUS 0 (das linhas de dentro)
enter
BOUNDARY (limites) = bpoly (short for boundary)
enter
BOUNDARY
select o interior do interior do rectângulo
enter
last
enter
25 (quando aparecer o "displacement")
enter
25 outra vez
enter
MIRROR 4x (até formar uma "cruz")
COPY e dps
MOVE 25
STRETCH
(estica o objeto, na parte onde cortei - por ex. Só a tampa da caneta, ent é só a tampa que estica, o resto fica igual)
selecionamos o objeto e o limite será onde eu quero esticar:
só estica a parte do limite da seleção do STRETCH
criamos uma ellipse a partir do comando de cima esquerdo (rodeado de amarelo)
identificar o centro
limite esquerdo da elipse (ponto de dentro do rectângulo)
e limite de baixo
MOVE 25
MEASURE
select object
0,5
criar linha auxiliar para unir o arco
apagar a linha de dentro do arco
e criar PLINE (polilinha)
começar num ponto da linha auxiliar e continuar até à outra ponta
OFFSET dessa pline
0.5 para fora
FILLED
(tem 168 vertices - ver nas properties)
BOUNDARY para criar apenas uma pline
dps UCS
3p
colocar o x y z
ROTATE para o eixo y
ROTATE todos
ROTATE uma linha primeiro
dps colocar o ucs 3p novamente, diferente
e ROTATE os restantes
(rodar primeiro o amarelo, porque esses estão no mesmo eixo, e vão estar na mesma direção
e dps o vermelho)
- comando LOFT enquanto o ucs está em world
Criar LOFT e fazer um a um
3D ORBIT - comando para rodar o desenho e vê-lo como quiser
(LOFT nisto tudo)
novo ponto nas coordenadas 700,50
criar uma onda à toa - apenas para testar
PEDIT - serve para editar a plines e também para transformar linhas e arcos em plines
dps de selecionar o pedit e a linha que quero transformar irá aparecer:
close - irá fechar as plines que estão selecionadas
open - irá abrir as plines selecionadas
JOIN- irá juntar as PLINES selecionadas, que comecem ou terminem na mesma coordenada (de seguida irá aparecer: "enter fuzz distance", que é a distância de tolerância.
Ou aparecerá: "JOINTYPE", que terá 3 opções:
"extend" - que é a opção padrão, irá extender ou cortar as linhas nos objetos para juntar respeitando a distância inserida (fuzz distance),
"add" - que adiciona segmentos às plines, juntando umas às outras, que estiverem mais perto, conforme a tolerância inserida,
"both" - que combina os dois modos anteriores, adicionando segmentos às plines e também estendendo e aparando, conforme a tolerância.)
WIDTH- solicita uma largura às plines selecionadas, após clicar enter
SPLINE - transforma todas as plines em curvas
DECURVE- retira as curvas às plines selecionadas, transformando os segmentos curvos em retas
ILYPE GEN - altera a forma como as tipolinhas são aplicadas às plines
REVERSE - reverte o sentido da pline
UNDO - desfaz a última modificação
editei a linha e mudei-a para linha curva,
selecionei o SPLINE para tornar a linha curva, toda bonitinha
select PLINE que quero editar
SPLINE enter
criar linha de 10 cm
com profundidade de 1
Azul - 10m
amarelo - 1m
vermelho - 1m
verde - 0.5m
dps para baixo a partir do verde - 1m
e repete-se até ao final da linha
UCS 3P
x para esquerda
y para cima
SCALE para 3 (ou seja, 30m)
SWEEP - cria um sólido ou superfície ao varrer uma curva plana ou não plana, aberta ou fechada (perfil), ao longo de um caminho aberto ou fechado. Curvas abertas criam superfícies e curvas fechadas criam sólidos ou superfícies, dependendo do modo especificado.
Primeiro onde eu quero
"sweepar" enter
e depois no que eu quero enter
mostra os elementos todos construídos)
view - visual styles - (shades od gray)
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