AULA_04

 AULA 4 | DIA 09 DE MARÇO 2023


Sumário:

  • Construção de objeto partindo dos cortes transversais (arcos).
  • Criação de um edifício partindo da secção da fachada um sólido ao longo de uma curva.



LOFT- cria um sólido ou superfície 3d ao especificar uma série de cortes transversais, esses cortes transversais definem a forma do sólido ou superfície resultante. 

Criação de um ponto
point 700,50 
point 350,50

rectângulo (no ponto 350,50)
@10.20
(depois arrasto o rectângulo no centro do ponto) 


UCS - world 

explode o rect 
offset do rect 
0,5


FILLED - arredonda ou faz concordância das arestas de dois objetos 2d ou das faces adjacentes de um sólido 3d. 
Um arredondamento ou uma concordância é:
- um arco que é criado tangente entre dois objetos 2d 
- uma transição de curva entre duas superfícies ou faces adjacentes em um sólido 3


- RADIUS 0 (das linhas de dentro)
enter



BOUNDARY (limites) = bpoly (short for boundary)
enter 



BOUNDARY 

select o interior do interior do rectângulo
enter 














MOVE
last 
enter 
25 (quando aparecer o "displacement")
enter 
25 outra vez 
enter 














MIRROR 4x (até formar uma "cruz")
COPY e dps 
MOVE 25 













STRETCH
(estica o objeto, na parte onde cortei - por ex. Só a tampa da caneta, ent é só a tampa que estica, o resto fica igual)
selecionamos o objeto e o limite será onde eu quero esticar:


só estica a parte do limite da seleção do STRETCH

criamos uma ellipse a partir do comando de  cima esquerdo (rodeado de amarelo)


identificar o centro 
limite esquerdo da elipse (ponto de dentro do rectângulo) 
e limite de baixo 

MOVE 25

MEASURE
select object 
0,5

criar linha auxiliar para unir o arco 
apagar a linha de dentro do arco 
e criar PLINE (polilinha) 
começar num ponto da linha auxiliar e continuar até à outra ponta 

OFFSET dessa pline
0.5 para fora



FILLED

(tem 168 vertices - ver nas properties) 

BOUNDARY para criar apenas uma pline 

dps UCS
3p
colocar o x y z



ROTATE para o eixo y 

ROTATE todos 

ROTATE uma linha primeiro 
dps colocar o ucs 3p novamente, diferente 

ROTATE os restantes 
(rodar primeiro o amarelo, porque esses estão no mesmo eixo, e vão estar na mesma direção
e dps o vermelho)














- comando LOFT enquanto o ucs está em world

Criar LOFT e fazer um a um 

3D ORBIT - comando para rodar o desenho e vê-lo como quiser


(LOFT nisto tudo)
















novo ponto nas coordenadas 700,50
criar uma onda à toa - apenas para testar 


PEDIT -  serve para editar a plines e também para transformar linhas  e arcos em plines
dps de selecionar o pedit e a linha que quero transformar irá aparecer:

close - irá fechar as plines que estão selecionadas

open - irá abrir as plines selecionadas 

JOIN- irá juntar as PLINES selecionadas, que comecem ou terminem na mesma coordenada (de seguida irá aparecer: "enter fuzz distance", que é a distância de tolerância.
Ou aparecerá: "JOINTYPE", que terá 3 opções:
"extend" - que é a opção padrão, irá extender ou cortar as linhas nos objetos para juntar respeitando a distância inserida (fuzz distance), 
"add" - que adiciona segmentos às plines, juntando umas às outras, que estiverem mais perto, conforme a tolerância inserida, 
"both" - que combina os dois modos anteriores, adicionando segmentos às plines e também estendendo e aparando, conforme a tolerância.)

WIDTH- solicita uma largura às plines selecionadas, após clicar enter  

SPLINE - transforma todas as plines em curvas 

DECURVE- retira as curvas às plines selecionadas, transformando os segmentos curvos em retas

ILYPE GEN - altera a forma como as tipolinhas são aplicadas às plines 

REVERSE - reverte o sentido da pline 

UNDO - desfaz a última modificação

editei a linha e mudei-a para linha curva,

selecionei o  SPLINE para tornar a linha curva, toda bonitinha

select PLINE que quero editar 
SPLINE  enter 



criar linha de 10 cm 
com profundidade de 1 
Azul - 10m 
amarelo - 1m 
vermelho - 1m 
verde - 0.5m
dps para baixo a partir do verde - 1m 
e repete-se até ao final da linha 



UCS 3P
x para esquerda 
y para cima 

SCALE para 3 (ou seja, 30m)

SWEEP - cria um sólido ou superfície ao varrer uma curva plana ou não plana, aberta ou fechada (perfil), ao longo de um caminho aberto ou fechado. Curvas abertas criam superfícies e curvas fechadas criam sólidos ou superfícies, dependendo do modo especificado.

Primeiro onde eu quero 
"sweepar" enter 
e depois no que eu quero enter 













(secção na fachada - corte à escala 1/20 onde
 mostra os elementos todos construídos)



- para mudar o visual do meu sólido

view - visual styles - (shades od gray) 

 



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