AULA_03

  AULA 3 | DIA 02 DE MARÇO 2023


Sumário:

  • Extrusão de objeto, fragmentação e divisão;
  • Construção de sólidos em torno de um eixo;
  • Construção de sólidos partindo dos cortes transversais do objeto.


UCS  (para colocar o trabalho no "top", visto de cima) - enter - w (world) enter 

Coordenada absoluta não tem @


EXTRUDE - para altura do quadrado - 3P


Extrudimos o sólido para exprimentar o comando SLICE





















Corta ou divide objetos existentes, o plano de corte é definido por dois ou três pontos ao especificar um plano principal do UCS.


Ou ao selecionar um objeto de superfície (mas não uma malha). Um lado ou ambos os lados dos sólidos podem ser retidos. (os objetos fatiados retêm as propriedades de camada e cor dos sólidos originais. No entanto, os objetos sólidos ou de superfície resultantes não retêm o histórico dos objetos originais)





















Voltar a unir o sólido usando o comando UNION - torna possível combinar 2 ou mais sólidos 3d, superfícies ou regiões 2d em um único sólido 3d composto, superfície e região. 

Descarregamos uma imagem do corte do edifício niteroi 
inserimos a  imagem num lugar qualquer sem medida e escala. Para aprendermos a escalar imagens no Autocad.






Descarregamos uma imagem do corte do edifício niteroi 

inserimos a  imagem num lugar qualquer sem medida e escala. Para aprendermos a esclar imagens no autocad 


-usamos linhas de referência para ajudar a escalar a imagem corretamente  

centrar o objeto nessa linha;


-encontrar um ponto em comum, para ser a nossa base.


scale 

select the object 

enter 

select base point (o nosso ponto de referência)

referência 

int 

enter


PLINE para definir metade do corte (niteroi)

 

nova layer: para representação do vidro

03_revolve_vidro 

 

pline (onde é o vidro)

offset 0.1 (expessura do vidro

extend 


definmos os surftabs - define o número de tabulações a serem geradas para os comandos rulesurf e tabsurf 

pré-definição:

tipo - inteiro

salvo - em desenho 

valor inicial - 6 

também define a densidade da malha na direção m para os comandos superrev e edgesyrf 


surftab1 (surftab - superfície entabulada)(divide a superfície por 24, porque 24 é o nr que eu selecionei, é possível selecionar o nr que pretender dividir a superfície/sólido) 


SURFTAB1 - de 6 - para 24 

SURFTAB2 - de 6 - para 24 

ISOLINES - de 4 - para 24


surftab1

enter 

24

enter 

 

surftab2

enter 

24

enter 

 

isolines 

enter 

24

enter 

 


(layer revolve_03)

 selecionar a seleção. Que estivemos a fazer 

(layer z_imagem - para colocar a imagem nessa layer)  


REVOLVE - cria um sólido ou superficie 3d ao varrer um objeto em torno do eixo 




















Na 1º metade do corte que desenhamos, criando um sólido 3d rodando as plines à volta de um eixo 


orbit para mover o ecrã 

 

(cofragem - referência)


por fim, fizemos vários círculos e pentágonos de várias dimensões que colocamos em cotas diferentes para a criação de uma torre 

 


 





Loft - cria um sólido ou superfície 3d ao especificar uma série de cortes transversais, esses cortes transversais definem a forma do sólido ou superfície resultante. 

 

Quando uso o loft - selecionar apenas uma linha de cada vez 










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