AULA 3 | DIA 02 DE MARÇO 2023
Sumário:
- Extrusão de objeto, fragmentação e divisão;
- Construção de sólidos em torno de um eixo;
- Construção de sólidos partindo dos cortes transversais do objeto.
UCS (para colocar o trabalho no "top", visto de cima) - enter - w (world) enter
Coordenada absoluta não tem @
EXTRUDE - para altura do quadrado - 3P
Extrudimos o sólido para exprimentar o comando SLICE
Corta ou divide objetos existentes, o plano de corte é definido por dois ou três pontos ao especificar um plano principal do UCS.
Ou ao selecionar um objeto de superfície (mas não uma malha). Um lado ou ambos os lados dos sólidos podem ser retidos. (os objetos fatiados retêm as propriedades de camada e cor dos sólidos originais. No entanto, os objetos sólidos ou de superfície resultantes não retêm o histórico dos objetos originais)
Voltar a unir o sólido usando o comando UNION - torna possível combinar 2 ou mais sólidos 3d, superfícies ou regiões 2d em um único sólido 3d composto, superfície e região.
Descarregamos uma imagem do corte do edifício niteroi
inserimos a imagem num lugar qualquer sem medida e escala. Para aprendermos a escalar imagens no Autocad.
Descarregamos uma imagem do corte do edifício niteroi
inserimos a imagem num lugar qualquer sem medida e escala. Para aprendermos a esclar imagens no autocad
-usamos linhas de referência para ajudar a escalar a imagem corretamente
centrar o objeto nessa linha;
-encontrar um ponto em comum, para ser a nossa base.
scale
select the object
enter
select base point (o nosso ponto de referência)
referência
int
enter
PLINE para definir metade do corte (niteroi)
nova layer: para representação do vidro
03_revolve_vidro
pline (onde é o vidro)
offset 0.1 (expessura do vidro
extend
definmos os surftabs - define o número de tabulações a serem geradas para os comandos rulesurf e tabsurf
pré-definição:
tipo - inteiro
salvo - em desenho
valor inicial - 6
também define a densidade da malha na direção m para os comandos superrev e edgesyrf
surftab1 (surftab - superfície entabulada)(divide a superfície por 24, porque 24 é o nr que eu selecionei, é possível selecionar o nr que pretender dividir a superfície/sólido)
SURFTAB1 - de 6 - para 24
SURFTAB2 - de 6 - para 24
ISOLINES - de 4 - para 24
surftab1
enter
24
enter
surftab2
enter
24
enter
isolines
enter
24
enter
(layer revolve_03)
selecionar a seleção. Que estivemos a fazer
(layer z_imagem - para colocar a imagem nessa layer)
REVOLVE - cria um sólido ou superficie 3d ao varrer um objeto em torno do eixo
Na 1º metade do corte que desenhamos, criando um sólido 3d rodando as plines à volta de um eixo
orbit para mover o ecrã
(cofragem - referência)
por fim, fizemos vários círculos e pentágonos de várias dimensões que colocamos em cotas diferentes para a criação de uma torre

Loft - cria um sólido ou superfície 3d ao especificar uma série de cortes transversais, esses cortes transversais definem a forma do sólido ou superfície resultante.
Quando uso o loft - selecionar apenas uma linha de cada vez
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